[31/01/2017]

Você conhece as atribuições do cargo que está buscando?

Você conhece as atribuições do cargo que está buscando?

Você inicia os estudos, investe em apostilas e livros e começa sua rotina de preparação para um concurso público. Durante suas revisões, os conteúdos parecem interessantes e você segue com empenho nesta trajetória. Contudo, é necessário pensar nas atribuições do cargo e na rotina profissional do cargo para o qual você se prepara. Não é incomum, após a aprovação, acontecer situações em que o novo servidor público não se agrada de suas atribuições. A frustração pode bater e fazer com que todo o empenho aplicado até aquele momento seja questionado – ninguém quer passar por isso, não é mesmo?

Por isso, reflita sempre sobre o cargo que você almeja: ele realmente combina com seu perfil e aspirações profissionais? É preciso conhecer a fundo como será sua futura rotina de trabalho e, com isso, evitar qualquer arrependimento posterior. Contate pessoas que atuam hoje no cargo que você quer assumir, conheça os possíveis locais de trabalho e as atividades que você poderá exercer. Reúna o máximo de informações para ter certezas das suas escolhas – se julgar que suas decisões não são exatamente o que você esperava, não hesite em mudar. Sempre é tempo de transformações!

Se há dúvidas, pense em outros editais também: experimente outras provas, pense em outras possibilidades. Apenas não permita que qualquer dúvida abale sua rotina de estudos e sua opção pelo serviço público. Conheça seu futuro cargo profundamente, isso faz com que você tenha mais certezas de como será seu futuro. De quebra, você ganha ainda mais entusiasmo para estudar e acelerar sua aprovação. Bons estudos!