[13/01/2017]

Recordes e metas superadas marcaram o 2016 da Petrobras

Recordes e metas superadas marcaram o 2016 da Petrobras

A produção média de petróleo, no Brasil, alcançou marca histórica em 2016: esta foi a boa notícia que a Petrobras divulgou nestes primeiros dias do novo ano. Esta é a segunda vez consecutiva que a estatal cumpriu o planejamento previsto, ratificando a confiabilidade das suas previsões. Vale destacar que o total produzido no ano passado chegou a 2.144.256 barris por dia (bpd), marca 0,75% acima dos resultados de 2015. O pré-sal também marcou bons números, sendo a maior marca de sua história. O total alcançado foi de 1,02 milhão de barris de óleo por dia, batendo a média anterior em 33%.

Os pontos de destaque em 2016 na produção da Petrobras, capazes de justificar o crescimento e os bons resultados, são o grande volume produzido no Campo de Lula e no Campo de Sapinhoá, ambos localizados na Bacia de Santos. Os destaques são os FPSOs Cidade de Itaguaí, Cidade de Mangaratiba e Cidade de Ilhabela, assim como a área da P-58, já em áreas da Bacia de Campos localizadas no Espírito Santo. O gás natural também teve bons números, com total de 2,63 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) em território nacional.

Além dos resultados positivos como um todo, o mês de dezembro foi um bom desfecho para 2016. Foram quebrados os recordes mensal e diário de produção média no país, ultrapassando os valores obtidos em setembro. Outros bons resultados do mês também são destaques – a produção de gás natural cresceu 2% em relação ao mês de novembro, assim como houve bons números nas operações do pré-sal. Outras informações sobre os números de dezembro e de 2016 estão disponíveis no site da Petrobras, no portal Fatos e Dados.