[17/03/2014]

Perfurações na Bacia Potiguar confirmam petróleo em águas profundas

Perfurações na Bacia Potiguar confirmam petróleo em águas profundas

A Petrobras confirmou, na última semana, a descoberta de petróleo na Bacia Potiguar, após a perfuração do poço pioneiro, localizado em águas profundas. A descoberta, divulgada em dezembro, pode ser confirmada com a finalização das atividades na região. O óleo encontrado na Bacia Potiguar é médio e de 24º API. O poço, informalmente denominado Pitu, está cerca de 50km distante da costa do estado do Rio Grande do Norte e localiza-se em profundidade d’água de 1730 metros. A profundidade final encontrada foi de 5353 metros, com coluna de hidrocarbonetos de 188 metros.

As positivas condições de permeabilidade e porosidade do reservatório foram confirmadas com as perfurações, o que levará a Petrobras à continuidade das ações exploratórias na Bacia. A ideia é a proposição, para a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), de um Plano de Avaliação de Descoberta para a região. A área é explorada pela estatal brasileira em parceria com a Petrogal Brasil S.A., com proporção de 80% e 20%, respectivamente. Após as aprovações governamentais necessárias, o consórcio ganhará outro membro – a BP Energy do Brasil Ltda. – assim como nova distribuição das participações de cada empresa.

 

Fonte Consultada: Fatos e Dados Petrobras (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/comprovamos-descoberta-em-aguas-profundas-na-bacia-potiguar.htm)

Fonte Imagem: ANP.