[11/01/2017]

O ano começou: quatro dicas para você “começar também”

O ano começou: quatro dicas para você “começar também”

O ano novo já começou e promete ser cheio de boas oportunidades para quem deseja ingressar na carreira pública. Se o final do ano foi dedicado a uma pausa estratégica e renovadora, agora não há desculpas para que o ritmo de estudos mantenha um nível intenso. Aqui no blog, já falamos várias vezes sobre como manter uma boa rotina de estudos e ter sempre organizadas as suas revisões, contudo, uma pergunta ficou sem resposta para alguns concurseiros: como começar a estudar? A resposta para esta questão pode levar certo tempo para surgir, especialmente para quem enfrenta pela primeira vez todo o processo de estudos para um concurso público. Para ajudar você, trazemos quatro dicas para ajudar quem está se preparando para fazer de 2017 o ano definitivo para seu ingresso em carreiras públicas. Vamos lá?

 

  1. Organize-se!

 Pode até parecer uma obviedade, contudo, nem todo mundo que decide se preparar para um concurso público dedica um tempinho para organizar sua rotina. Não estamos falando apenas para aqueles que planejam estudar de forma plena, mas também para quem reservará seus intervalos ou finais de semana aos estudos. Ter uma planilha com horários e conteúdos que serão revisados é o mínimo que o concurseiro que deseja otimizar seus estudos deve fazer. Seguir o planejamento pode ser desafiador, no entanto, se seu cronograma for fiel a sua rotina,

 

  1. Escolha um lugar confortável para estudar

 Opte por espaços bem iluminados, ventilados e que sejam tranquilos, com pouco barulho e longe de qualquer distração. Tenha uma mesa de estudos onde você consiga organizar bem seus materiais de estudo e anotações, evitando ao máximo qualquer bagunça que possa tirar você da rotina. Dica final: para quem pretende encarar horas de estudo, vale também pensar em uma cadeira de qualidade para garantir conforto total durante suas revisões.

 

  1. Saiba onde você quer chegar

Não adianta estar estudando apenas o que é geral e aplicável a diferentes editais: se você sabe qual certame é o seu objetivo, foque em estar sempre preparado para enfrentá-lo a qualquer momento. Mesmo que o edital não tenha sido aberto ou esteja apenas previsto, encare o desafio como se ele fosse acontecer amanhã. Estabeleça suas metas e batalhe para alcançá-las: a palavra-chave para qualquer concurseiro é foco!

 

  1. Encontre apoio e mantenha-se sempre motivado

Se estar focado é premissa básica para quem quer ser aprovado em um concurso público, nada melhor do que contar com o apoio dos amigos e familiares neste período de dedicação e entrega. Não hesite em pedir ajuda quando necessário para que você possa concentrar-se inteiramente aos estudos, especialmente em momentos mais próximos das provas. Busque também trocar ideias com quem está passando por período semelhante ao seu: nada melhor do que um amigo, também concurseiro, para ouvir nossas reclamações, consolar nas horas necessárias e apoiar quando necessário.