[27/03/2014]

Nova Plataforma entra em Operação na Bacia de Campos

Nova Plataforma entra em Operação na Bacia de Campos

Mais uma plataforma entra em atividade na Bacia de Campos – a P-58 entrou em operação na última semana, instalada no complexo denominado Parque das Baleias, no estado do Espírito Santo. A região onde a P-58 foi instalada fica 85km distante da costa e integra o projeto norte do Parque, incluindo a produção de outros campos, como o de Baleia Franca, Cachalote, Baleia Azul e Baleia Anã. A produção desta plataforma teve início através do poço 7-BFR-7-ESS, localizado no pré-sal em profundidade média de 1400 metros e avaliado como de bom rendimento e produtividade.

Em um período de 15 meses, serão interligados à P-58 mais 15 poços produtores, sendo sete deles oriundos do pós-sal e oito do pré-sal. A unidade, do tipo FPSO, tem capacidade de processar até 180 mil barris de petróleo por dia e 6 milhões de m³ de gás natural. Para exportar a produção de óleo, serão usados navios aliviadores, enquanto que o escoamento do gás natural será através de gasodutos até a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, no Espírito Santo.

A instalação da P-58 alcançou 64% de conteúdo nacional e gerou cerca de 18 mil empregos, entre diretos e indiretos. Seu funcionamento responde positivamente às previsões do Plano de Negócios e Gestão 2014-2018 da Petrobras, que estima novas três plataformas ainda para o segundo trimestre deste ano.

 

Fonte Consultada: Fatos e Dados Petrobras (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/plataforma-p-58-entra-em-operacao-no-parque-das-baleias.htm)

Fonte Imagem: Porto Rio Grande.