[15/04/2014]

Grande Oferta de Concursos Públicos em 2014 Chama a Atenção

Grande Oferta de Concursos Públicos em 2014 Chama a Atenção

O ano de 2014 iniciou com uma grande oferta de concursos públicos, em diferentes áreas do conhecimento. Para a Engenharia, não seria diferente – há editais com boas oportunidades de trabalho já abertos, com vagas para todo o país. O setor mostra-se aquecido e, nos concursos públicos, a realidade não seria muito diferente. Esta semana, para discutirmos a atual oferta de concursos no setor, conversamos com Besaleel Ferreira de Assunção Júnior, Engenheiro de Petróleo na Petrobras e integrante da equipe Petroguia. Besaleel possui experiência nesta área, com múltiplas aprovações em concursos públicos para a Engenharia.

 

PETROGUIA – O ano iniciou com uma oferta atraente de concursos em diferentes áreas, incluindo a abertura de edital pela Petrobras. No entanto, a estatal não contemplou vagas para Engenheiro de Petróleo ou Equipamento. Você acredita que ainda há a possibilidade de abertura de um novo edital pela Petrobras em 2014?

BESALEEL FERREIRA DE ASSUNÇÃO JR. – Nos últimos concursos, a Petrobras diminuiu o número de convocados e a frequência com que realiza concursos. Deste modo, não acredito na volta daqueles concursos com 300 convocados. Por outro lado, ela lançou recentemente um programa de desligamento voluntário para incentivar a aposentadoria de alguns profissionais.  A depender do resultado desse programa, podem surgir demandas que justifiquem a abertura de um concurso. Por isso, acho provável que tenhamos um concurso para Engenheiro de Petróleo e de Equipamentos neste ano com um número de vagas semelhante ao último (aproximadamente 60 vagas).

 

PETROGUIA – Caso haja outro concurso este ano, a expectativa é ainda neste primeiro semestre?

B. F. A. J. – É difícil precisar, mas como temos eleição em 2014, para que a empresa possa convocar os aprovados ainda nesse ano, a homologação do concurso deve ser sair três meses antes da eleição. Assim, teríamos até julho. Isto pode pesar na definição da empresa e acelerar o processo.

 

PETROGUIA – A Petroguia prepara também para outros concursos, além da Petrobras e subsidiárias. Hoje, há outros editais abertos ou recentemente encerrados com vagas para Engenharias que chamam a atenção, como o da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, com vagas em vários estados brasileiros, ou da Aeronáutica, com 40 vagas para a área. O material da Petroguia aborda temas recorrentes em outros concursos? Em quais, por exemplo?

B. F. A. J. – Quando o conteúdo do concurso for o mesmo do abordado nos concursos da Petrobras, o material do Petroguia pode ser usado.  Seria leviano afirmar que o material do Petroguia cobre todo o conteúdo, mas, sem dúvida, ele cobre boa parte do Edital de qualquer concurso. Um ponto importante que deve ficar claro é que, ao contrário dos concursos na área jurídica, por exemplo, os concursos de Engenheiros não costumam sofrer com a atualização de jurisprudência. O que é “verdade” na Engenharia básica hoje, provavelmente continuará sendo verdade em 20 anos. Por isso, as bancas não têm muita margem de manobra e costumam se basear sempre em bibliografias semelhantes, que por sua vez são as mesmas usadas em todas as boas faculdades de Engenharia do país. Por fim, os concursos da Petrobras costumam ser realizados pela Cesgranrio, que é uma das principais bancas do país. Com certeza a preparação para um concurso da Cesgranrio pode dar uma base muito boa para que o candidato faça qualquer concurso de Engenharia no Brasil.

 

PETROGUIA – Para quem deseja ingressar na Petrobras e está se preparando, tentar outros concursos pode ser uma boa alternativa ou o ideal é manter-se focado em apenas um edital?

B. F. A. J. – Caso não haja nenhum concurso da Petrobras aberto, vale muito a pena fazer outros concursos desde que o conteúdo programático não fuja muito do pedido na Petrobras. Infelizmente, a maioria dos brasileiros não tem disciplina para estudar sozinho e sem uma data concreta para a realização da prova. Se inscrever em outros concursos é uma ótima forma de se forçar a estudar e de o candidato testar o seu conhecimento e domínio do tempo de prova. Além disso, quanto mais provas o candidato fizer, mas ele vai conhecer o seu potencial e terá calma e confiança para driblar o nervosismo.

 

PETROGUIA – Há alguma semelhança entre as provas da Petrobras e outros concursos para vagas semelhantes?

B. F. A. J. – Concursos para Engenharia têm a vantagem de o assunto não variar ao longo do tempo. De uma banca para outra, a forma como um determinado assunto é abordado pode até variar, mas sem dúvida a ideia básica é mesma. Assim, se o candidato for esperto, ele consegue aplicar o que ele aprendeu para qualquer concurso, só precisa se adequar à forma como cada banca costuma cobrar o assunto, mas isso ele aprende rapidamente respondendo provas anteriores dessa banca.