[23/04/2014]

Contratações no Setor de Petróleo e Gás devem Crescer nos Próximos 7 Anos

Contratações no Setor de Petróleo e Gás devem Crescer nos Próximos 7 Anos

A Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) traz boas estimativas para os profissionais do setor de petróleo e gás – segundo a entidade, este segmento deve contratar cerca de 2 milhões de profissionais nos próximos sete anos. A maior concentração de vagas, segundo a Onip, se dá na Petrobras e em suas subsidiárias. Para responder a esta demanda, iniciativas investem para qualificar a mão de obra e promover novas oportunidades de emprego e renda.

No setor de petróleo e gás, algumas iniciativas merecem destaque, especialmente por promover o aprofundamento de conhecimentos no ambiente acadêmico, como o Ciência sem Fronteiras (CsF) e o Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos (PFRH). Ambos contam com bolsas de estudo (CsF para nível superior e PFRH para alunos de cursos técnicos e de nível superior) para estimular a pesquisa nos setores de energia e produção, sempre visando novas tecnologias e inovação aos processos.

Para vagas com menor escolaridade mínima, as oportunidades de qualificação concentram-se no Programa de Mobilização da Indústria de Petróleo e Gás Natural (Promimp) e no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ambas são iniciativas governamentais e atendem milhares de brasileiros em todo o país. No setor de petróleo, ações do Promimp, em parceria com empresas do segmento, qualificam desde 2003 e, para o biênio 2014-2015, a meta é formar mais 17 mil novos profissionais. O Pronatec alcança mais de 400 áreas do conhecimento e, no eixo de Produção Industrial, contempla formação na área de petróleo e gás.

 

Fonte Consultada: Blog Fatos e Dados Petrobras (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/mao-de-obra-preparada-setor-de-petroleo-e-gas-deve-contratar-mais-de-2-milhoes-de-pessoas-nos-proximos-sete-anos.htm)

Fonte Imagem: Jornal Agora.