[22/03/2014]

Conhecer a prova também é preparar-se para concursos

Conhecer a prova também é preparar-se para concursos

A Petrobras já lançou edital para concurso público em 2014, contemplando vagas técnicas e alguns cargos de nível superior, com inscrições recém encerradas. Este edital, contudo, não proporcionou chances para carreiras como de engenheiro de petróleo ou de equipamentos. Mesmo assim, as dicas desta semana de Lia Salgado, divulgadas no portal G1 Concursos e Empregos, são importantes para os “concurseiros” que almejam trabalhar nesta estatal. Para quem está estudando, conhecer o perfil profissional e da prova que será feita são premissas básicas – o bom candidato está atento a tudo.

A primeira sugestão é olhar seu edital com atenção, especialmente as atribuições de seu cargo, as exigências apontadas para o cargo e detalhes específicos. Além disso, conhecer a organização da prova é um ponto positivo na preparação, pois é possível ter uma ideia de temas exigidos e formas de apresentação das questões. Visto que a Cesgranrio é a organizadora desta prova (e, já há bastante tempo, promove os concursos da estatal), é possível colher algumas dicas para auxiliar em nossos estudos já neste concurso. O modelo da prova da Petrobras não apresenta grandes mudanças entre um concurso e outro, por isso, o candidato deve esperar uma prova objetiva dividida em conhecimentos básicos e específicos.

É necessário que o candidato não zere nenhuma das matérias da prova de conhecimentos básicos e acerte, ao menos, 50% de cada tema (básicas e específicas). O resultado na prova de conhecimentos específicos deve ser satisfatório, já que esta prova é determinante para a classificação dos candidatos.  A organização das questões em blocos também deve ser lembrada, e é importante para a organização dos estudos.

 

Fonte Consultada: G1 Concursos e Empregos (http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2014/03/veja-dicas-de-estudo-e-tire-duvidas-sobre-o-concurso-da-petrobras.html)

Fonte Imagem: Aprova Concursos.