[23/03/2019]

Concursos 2019: Veja as melhores oportunidades

Concursos 2019: Veja as melhores oportunidades

Se preparar com antecedência é essencial para conquistar a tão sonhada vaga no serviço público federal. Por esse motivo, milhares de concurseiros se preparam meses antes da publicação do edital do concurso público.

Hoje, no Brasil, existem mais de 10 milhões de pessoas que prestar concursos durante todo o ano e enfrentar essa multidão não é uma tarefa fácil. Você que busca um cargo público precisa estar atento sempre a todos os concursos abertos e previstos em todos os estados do Brasil.

Buscando ajudar você nessa missão, vamos compartilhar aqui as melhores oportunidades para 2019:

Concurso do INSS

O concurso do INSS 2019 está entre os favoritos pois oferece uma remuneração acima de 5 mil reais para quem possui o ensino médio completo. O último concurso foi em 2015 e de lá para cá milhares de aprovados foram nomeados para diversas cidades do Brasil.

A expectativa é de que o novo edital do concurso seja publicado até o final de 2019, já que o órgão sofre muito com a falta de pessoal qualificado para atender a população.

Se você quer ser aprovado nesse concurso, deve começar a fazer questões e provas anteriores da banca organizadora Cebraspe, pois o nível de dificuldade costuma ser alto em provas com excelente remuneração.

Distribuição das vagas

 

Considerando o quantitativo de 7,8 mil vagas, contido no pedido inicial, o INSS distribuiria da seguinte forma: Técnico do Seguro Social contemplaria a maior parte da demanda, com 3.984 vagas; Peritos teriam 2.212 vagas; e para Analista seriam 1.692 oportunidades.

O cargo mais almejado pelos candidatos, sem dúvidas, é o de Técnico do Seguro Social, que possui salário inicial em torno de R$ 5,4 mil, acrescido de auxílio-alimentação de R$ 458,00.

 

Concurso Caixa

Outro concurso que pode ter edital publicado a qualquer momento é o da Caixa. Para concorrer você precisa ter o ensino médio completo e a remuneração inicial é de 3 mil reais.

O último concurso realizado pela Caixa Econômica Federal foi em 2014. Na ocasião, o provimento de vagas para Técnico Bancário foi feito somente para cadastro de reserva. O certame teve mais de 1 milhão e 150 mil inscritos e foi organizado pelo Centro de Promoção e Eventos, CESPE.

Para concorrer às vagas os candidatos precisavam ter concluído o ensino médio. O certame foi composto por provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Nas provas objetivas, que valiam 204 pontos, os candidatos foram avaliados nas disciplinas de:

  • Língua portuguesa;
  • Matemática;
  • Raciocínio lógico;
  • Atualidades;
  • Ética;
  • Legislação específica;
  • Conhecimentos Bancários.

 

Concurso TRT e TRE

Os concursos de TRT e TRE sempre são ótimas oportunidades de conquistar a estabilidade financeira, isso porque ao total são 24 órgãos em todo o Brasil e diversos concurseiros costumam viajar para outros estados a fim de prestar provas para TRT e TRE.

Os concursos de TRT e TRE previstos para 2019 são:

TRT 1 (Rio de Janeiro) – Realizado em 2018, o edital do concurso está vigente. Foram ofertadas 13 vagas mais CR para Analista e Técnico Judiciário.

TRT 2 (São Paulo) – Com edital vigente, o último concurso, realizado em 2018, ofertou 320 vagas mais CR para os cargos de Analista e Técnico Judiciário em diversas especialidades.

TRT 3 (Minas Gerais) – Com o último concurso realizado em 2015, o certame foi prorrogado até setembro de 2019. Sob organização da Fundação Carlos Chagas, FCC, foram ofertadas vagas em cadastro de reserva para Analista e Técnico Judiciário.

TRE Amapá – O concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, que ocorreu em 2015, foi prorrogado por mais dois anos, sendo válido até o dia 17 dezembro de 2020. Mais informações 

TRE Maranhão – O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão prorrogou por mais dois anos a validade de seu último concurso. Agora o certame fica válido até dezembro deste ano. Mais informações 

TRE Mato Grosso – Com o último concurso realizado em 2015/2016, sua validade foi prorrogado por dois anos, ficando válida até 22 de junho de 2020.

TRE Pernambuco – O último concurso do órgão foi realizado em 2016 e segue vigente este ano, sendo até setembro para Técnico Judiciário – Área: Administrativa e até agosto para os demais cargos/especialidades.

 

Concurso Engenheiro da PETROBRAS

O último concurso para engenheiro da PETROBRAS foi em fevereiro de 2018. Para os cargos de Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Petróleo, tanto as vagas quanto o cadastro reserva já foram chamados e estão trabalhando. Por isso, há uma grande expectativa de um novo concurso ainda no ano de 2019.

Para o cargo de Engenheiro de Petróleo, o candidato pode ser formado em qualquer engenharia e este cargo costuma apresentar o maior número de vagas nos editais. Saiba tudo sobre o concurso de engenheiro de petróleo da PETROBRAS no site PETROGUIA.

O certame é composto por apenas por provas objetivas. A parte de conhecimentos básicos (Portugûes e Inglês) é eliminatória, ou seja, o concurseiro tem que acertar um mínimo de 50% e sua nota é usada apenas para desempate. Já a parte de Conhecimentos Específicos, além de ser eliminatória (mínimo de 60%), sua nota é classificatória. A matéria cobrada nos últimos editais da CESGRANRIO na parte de Conhecimentos Específicos do concurso de Engenheiro de Petróleo foi:

 

1 Lógica. Conjuntos. Relações. Funções. Logaritmos. Trigonometria.
2 Cálculo vetorial e matricial. Análise combinatória. Progressões.
3 Álgebra Linear.
4 Cálculo diferencial e integral.
5 Probabilidade. Estatística descritiva.
6 Geometria plana. Geometria espacial. Geometria analítica.
7 Matemática financeira.
8 Física básica. Movimento de uma partícula. Quantidade de movimento e força. Impulso e trabalho. Estática dos corpos rígidos.Teoria  ondulatória. Acústica. Ótica. Eletricidade. Eletromagnetismo.
9 Mecânica dos fluidos. Propriedades dos fluidos. Análise dimensional e transformação de unidades. Hidrostática. Equilíbrio de corpos  imersos e flutuantes. Conservação de massa, quantidade de movimento e energia.
10 Fundamentos de geologia de petróleo, prospecção de petróleo, perfuração de poços, avaliação das formações, completação de poços, reservatórios de petróleo, elevação de petróleo e processamento primário de petróleo.
11 Resistência dos materiais. Tração e compressão. Análise das tensões e deformações. Força cortante e momento fletor. Momento de inércia das figuras planas. Teoria da elasticidade.
12 Química básica. Estequiometria. Soluções. Funções inorgânicas (sais, ácidos, bases e óxidos). Equilíbrio químico. Eletroquímica. Química orgânica.
13 Termodinâmica. Propriedades de uma substância Pura. Trabalho e calor. Primeira e segunda leis da Termodinâmica. Gases perfeitos. Misturas e soluções  ideais.
14 Transferência de calor e massa. Condução de calor em regime permanente. Fundamentos de convecção e radiação. Transferência de massa.