[28/04/2014]

AIE Reduz Estimativas de Demanda Global de Petróleo para 2014

AIE Reduz Estimativas de Demanda Global de Petróleo para 2014

As previsões da Agência Internacional de Energia (AIE) para 2014 devem sofrer alterações – existem “elevados riscos” que podem afetar diretamente o mercado de petróleo e gás mundial, segundo comunicado da entidade. Os dois principais fatos apontados pela AIE como potenciais influenciadores são a recente anexação da Crimeia pela Rússia e o crescimento na demanda mundial de petróleo. A Rússia, país com posição de destaque no mercado de petróleo gás, deve sua previsão de demanda cortada em 55 mil barris de petróleo por dia (bpd), no entanto, sanções econômicas e movimentações da economia russa podem diminuir ainda mais esta demanda. Para a ANP, o volume pode ser reduzido em até 150 mil bpd.

A expectativa da ANP sobre a oferta de petróleo em países não integrantes da Organização dos Países Exploradores de Petróleo (Opep) também diminuiu. Ainda que haja redução nas produções da Líbia e da Arábia Saudita, a previsão para os membros da Opep é positiva. O crescimento global da commodity foi cortado em 100 mil barris, contudo, a previsão de demanda mundial permanece praticamente inalterada. O crescimento previsto, segundo este novo comunicado da AIE, é de 1,29 milhão de bpd, sendo 60 mil bpd menor que a previsão anterior.

 

Fonte Consultada: Estadão (http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,aie-reduz-estimativa-para-alta-da-demanda-global-por-petroleo-em-2014,181823,0.htm)

Fonte Imagem: Agência Petrobras.