Rafael Chiaradia Almeida

Rafael Chiaradia Almeida é engenheiro, formado em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) em 2005.

Trabalhou como Engenheiro de Perfilagem na Halliburton, empresa multinacional que presta serviços para a Petrobrás, e em outubro de 2009, após ter saído da Halliburton, começou a se preparar para o concurso de Engenheiro de Petróleo da Petrobrás. Começou, então, a estudar e a desenvolver uma série de materiais como resumos de livros e provas resolvidas de concursos anteriores.

Como sempre teve facilidade em fazer  bons resumos, com uma linguagem clara e de fácil entendimento, Rafael teve a idéia de digitalizar todos os seus materiais manuscritos e vendê-los pela Internet em sites como Mercado Livre e Toda Oferta. O material foi um sucesso e com a publicação do edital do concurso de 2010, inúmeras pessoas adquiriram este material, tendo ele recebido elogios de todos os compradores, pois apesar de manuscrito, o material era muito completo e contemplava todo o edital.

Rafael foi então aprovado no concurso para Engenheiro de Petróleo Jr. da Petrobrás de maio de 2010, estudando pelo material que ele mesmo desenvolveu. Junto com ele outras pessoas também foram aprovadas estudando também pelo seu material. Em 2011, o número de aprovados foi ainda maior, o que consolidou ainda mais a eficácia e o sucesso dos materiais.

Passado os concursos de 2011, Rafael quis melhorar ainda mais a qualidade de seu material, contratando um serviço especializado para digitá-lo. Depois de meses de trabalho, este material ficou pronto, e é motivo de imenso orgulho para ele, pois poderá ajudar outras pessoas a conseguirem, também, a tão sonhada vaga.

Em janeiro de 2012, Rafael iniciou a elaboração de vídeo-aulas preparatórias para os concursos da PETROBRAS e Subsidiárias. São vídeo-aulas totalmente focadas para aquilo que realmente precisa saber para o concurso e depois de um ano de trabalho, Rafael fundou o site PETROGUIA onde estão reunidos todos os seus cursos, além de outros materiais desenvolvidos em parceria com o engº Besaleel, também da PETROBRAS.

Besaleel Ferreira de Assunção Júnior

Besaleel Ferreira de Assunção Júnior é graduado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) - Turma de 2009.
Após o término da graduação, dedicou-se aos estudos para os concursos da Petrobrás, tendo sido aprovado em primeiro lugar no concurso de Engenheiro de Equipamentos Junior - Terminais e Dutos de Março de 2010 e também foi aprovado duas vezes para o cargo de Engenheiro de Petróleo da Petrobras (2008 e 2010). Atualmente trabalha na Petrobras e é um dos autores do curso de Engenharia Mecânica do Petroguia.





Thiago Rodrigo de Souza

Thiago Rodrigo de Souza é graduado em Engenharia Industrial Elétrica/Eletrônica pela UTFPR desde 2007. Muito ligado à atividade docente desde a faculdade, trabalhou 5 anos (2004 a 2009) como professor de cursinho (Matemática, Física e Química), aulas particulares e preparatórios para concursos, em Curitiba.


Em 2009 ingressou na indústria de petróleo como Engenheiro de Wireline (perfilagens de poços, canhoneios, entre outros) pela Halliburton, onde trabalhou por 2,5 anos. Em 2011 decidiu fazer concurso e foi aprovado para o cargo de Engenheiro de Petróleo na Petrobras.


Após o curso de formação foi alocado como fiscal de sondas e hoje atua em construção (perfuração), avaliação e manutenção de poços no Pré-sal da Bacia de Santos. Além do trabalho embarcado, atualmente "mata as saudades" das salas de aula tirando dúvidas e dando dicas para concurseiros pela internet e dando palestras sobre Wireline na própria Universidade Petrobras.

Thiago Mikail de Oliveira

Thiago Mikail de Oliveira é engenheiro, formado em Engenharia de Controle e Automação, pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em 2004, onde fez também mestrado em Engenharia Elétrico, concluído em 2007.

Trabalhou como Engenheiro de Perfilagem e Canhoneios na Halliburton,empresa multinacional que presta serviços para a Petrobrás, e atualmente atua na Cybernetix / Technip, empresa multinacional francesa que desenvolve soluções para produção de petróleo em águas profundas.